Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Diomedeidae
 Gray, 1840
Espécie: P. palpebrata

Nome Científico

Phoebetria palpebrata
(Forster, 1785)

Nome em Inglês

Light-mantled Albatross


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Piau-de-costas-claras

O piau-de-costas-claras é uma ave pelágica da ordem dos Procellariiformes da família Diomedeidae.

Características

Mede 79 – 89 cm., 2,62 – 3,70 kg., envergadura de 183 – 218 cm. De coloração totalmente cinza-amarronzado, com a cabeça, asas e cauda anegradas; asas com raques das primárias esbranquiçadas; bico preto com sulco mandibular azul ou violeta; cauda em forma de cunha; anel branco ao redor dos olhos não contínuo em forma de crescente. O macho é ligeiramente maior que a fêmea.

Alimentação

Alimentam-s de lulas, peixes, krill, petréis e carcaças a deriva. Vagueia solitário ao lado do Albatroz-gigante ( Diomedea exulans ), seguindo navios e baleias à procura de cefalópodes e krill.

Reprodução

Nidificam de 2 em 2 anos nas ilhas Prince Edward Islands, Ilhas Crozet, Îles Kerguelen, Heard, MacDonald Ilhas Macquarie Island, Ilhas Auckland, Campbell, Ilhas Antípodas, Ilhas do Sul e Geórgia. Os locais de assentamento estão localizadas nas faces de penhascos íngremes das costas rochosas das ilhas e de alguns penhascos sobre estas ilhas. O acasalamento se dá entre setembro e outubro, com a postura de apenas 1 ovo. Fêmea e macho se revezam na incubação do ovo por um período de 67 a 70 dias. Durante a incubação os adultos podem viajar milhares de quilômetros, a fim de obter alimento para o seu sustento. Os filhotes são alimentados pelos pais até que aprendam a voar, período que varia de 139 a 157 dias. A maturidade sexual se dá em torno de 12 anos.

Hábitos

Pelágicos, passam a maior parte de suas vidas em vôo; os adolescentes podem ficar vários anos no mar antes de retornar à terr. Vivem perto da plataforma circumpolar de gelo da Antártida, ente 40 e 60 graus de latitude.Tem como predadores naturais petréis gigantes e gatos selvagens. Podem viver por mais de 40 anos.

Distribuição Geográfica

Encontrado nas águas geladas dos mares subantárticos. Em agosto e setembro alcançam a costa do Rio Grande do Sul ( Brasil ).

Status de conservação: NT ( IUCN ) e listada no Apêndice II da Convenção de Espécies Migratórias (CMS).

Referências

Galeria de Fotos